quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Moradores reivindicam nas redes sociais o atendimento na UBS da Caponga

Os moradores do distrito de Caponga, litoral leste cearense, reclamam nas redes sociais sobre a divisão no atendimento do Posto de Saúde.
Posto de Saúde da praia da Caponga, CE (Foto: Google/ Reprodução)
Entrada da UBS da praia da Caponga (Foto: Google/ Reprodução)
Há cerca de 2 semanas alguns moradores da praia da Caponga, distrito do município de Cascavel, reclamam nas redes sociais a decisão de dividir territorialmente o atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) da comunidade. Inconformados, os moradores reivindicam a ação de deslocamento ao posto de saúde de Águas Belas, distrito vizinho, defendendo que a distância é um dos principais problemas para quem reside na Caponga.
O Caponga É Notícia’ procurou a Secretaria de Saúde do município de Cascavel para entender sobre a atual situação, onde a principal responsável pelos postos de saúde, Elayne, garantiu que a medida acontece obedecendo a um mapeamento feito pelo Governo do Estado do Ceará que dividiu o atendimento através dos agentes de saúde, distribuindo a população entre os distritos de Caponga e Águas Belas.
A dirigente exclamou que qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS), no município de Cascavel, atende a todos os casos de emergência; apenas acompanhamentos e consultas rotineiras devem ser procedidos no posto de saúde de origem, obedecendo a locação dos agentes de saúde.
A Secretaria de Saúde de Cascavel ressalta a importância da participação e colaboração dos habitantes nos canais de acesso do cidadão. A Ouvidoria Geral de Cascavel – OGC disponibiliza canais  de atendimento ao cidadão, voltados ao exercício do controle social e ao fomento das políticas públicas, colocando à disposição atendimento presencial às 2ª, 3ª e 4ª feiras e através da rede mundial de computadores no e-mail ouvidoria@cascavel.ce.gov.br ou por meio de plataforma virtual OUVIDORIA, de modo a viabilizar com celeridade a recepção, registro e processamento das manifestações apresentadas pelos munícipes.
Para registrar sua sugestão, reclamação, denúncia ou elogio, acesse o sistema OUVIDORIA clicando aqui, cadastre-se e nos ajude a construir uma cidade cada vez melhor.

Um comentário:

  1. Acho importante a territorialização, divisão dos atendimentos por área e micro-área, pois assim possibilita que as equipes da UBS possam fazer a atenção primária de forma correta. A atenção básica não é somente consulta, mas existem diversos outros programas. Vamos raciocinar: Se todos os atendimentos se concentram em apenas uma unica unidade (UBS caponga), onde fica a qualidade desse serviço? Com a divisão há a possibilidade de cara uma das UBS fazer seu trabalho de forma adequada. Ednaldo.

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