segunda-feira, 17 de abril de 2017

IRREVERÊNCIA. Conheça a dona Vilanir

Maria Vilanir Holanda de Oliveira tem 79 anos, mora na Caponga e, é uma "tapioqueira" de mão de cheia.

Dona Vilanir  esbanja alegria e não dispensa
altas doses de alegria (foto: Jessé Américo)
Uma das figuras mais irreverentes da praia da Caponga vai mostrar toda a sua versatilidade e bom humor numa entrevista super descontraída para o canal "Tá no Jota!", desenvolvido pelo jornalista Jonys Castro, no YouTube.

A entrevista foi gravada na última segunda-feira (17) em sua residência, local onde produz e vende as delícias de goma e, foi acompanhada por clientes e amigos. Dona Vilanir é figura frequente nas missas e eventos religiosos; admirada pelo seu bom humor e pelas anedotas que contracena no seu dia a dia. Em períodos festivos na Caponga, ela encara a divertida e apaixonada noiva na esquete "Talentos da Terra", numa apresentação destaque da Festa de São Pedro.

Confira a entrevista:

Inscreva-se, curta, comente e compartilhe este vídeo do YouTube. 
Saiba mais: Tá no Jota! com Jonys Castro.

quarta-feira, 5 de abril de 2017

UTILIDADE PÚBLICA: Confira lista de telefones úteis e de emergência na Caponga, CE

Alguns números de serviços públicos, que atendem o distrito de Caponga e região, destinados à população.
O Caponga É Notícia fez um levantamento de telefones úteis e emergenciais
 que atendem o distrito de Caponga e região (Foto: Jonys Castro)

Quem nunca precisou contato de serviço público? Há certas situações nas quais precisamos arregaçar as mangas e praticar o bom e velho cidadão; as pessoas possuem o poder participativo e, é assim que as pequenas comunidades e as grandes cidades trabalham em solicitação afim de solucionar suas demandas, com a ajuda do povo.

Existem profissionais demarcados responsáveis pela averiguação das falhas e obtenção de respostas para os problemas de cada localidade; será que o olhar deste agente abrange uma comunidade de quase oito mil habitantes? O cidadão é responsável por sua conduta, manifestação e pelos seus direitos.

Através de uma mensagem direta, no Caponga É Notícia no Facebook, recebemos a sugestão de pauta: quais os contatos números de serviços públicos que atende a praia da Caponga? Entramos em contato com os responsáveis pelos serviços disponibilizados pelo poder público; é importante todos aderirem a manifestação participativa.

Os telefones disponibilizados são requerentes aos serviços: Polícia Militar, Hospital de Cascavel, escritório da CAGECE em Caponga e solicitação de manutenção na iluminação pública. Os contatos telefônicos são comerciais, exceto o serviço de iluminação pública terceirizada – Citéluz – que atende por ligação gratuita.

TELEFONES ÚTEIS

POLÍCIA MILITAR: (85) 3334. 1190

HOSPITAL E MATERNIDADE N.S. DAS GRAÇAS: (85) 3334. 1475

ILUMINAÇÃO PÚBLICA (CITÉLUZ): 0800 727 7173
O serviço de manutenção de rede elétrica como: falta de energia e fio partido, continua sob a responsabilidade da Companhia Energética do Ceará – Enel – através do telefone: 0800 285 0196 (ligação gratuita e pode ser feita a partir de celulares; atendimento 24h).

CAGECE EM CAPONGA-CE: (85) 3334. 8177

AMBULÂNCIA NA CAPONGA: Deve-se solicitação pessoalmente o serviço de deslocamento na ambulância disponível 24h – na UBS Caponga – localizada no endereço: Avenida Laureano de Paula Santana, s/n, Centro, Caponga.*

Com a chegada do período chuvoso, os alagamentos constantes, os indevidos acúmulos de água, locais propícios ao foco do mosquito Aedes aegypti e Aedes albopictus chegam a triplicar neste período. A Secretaria de Saúde do município de Cascavel conta com o serviço de endemias e, mobilização social, que pode ser solicitado através de denúncias por telefone. O horário de atendimento é a partir das 8h às 11h, período matutino e, 13h às 17h, vespertino de segunda à sexta-feira.

SECRETARIA DE SAÚDE DE CASCAVEL-CE: (85) 3334. 0419
(Pedir a transferir a ligação para a coordenação do Serviço de Endemias*)

terça-feira, 4 de abril de 2017

CAPONGA. Mulher de 62 anos está desaparecida

Dona Zilma saiu na sexta-feira, dia 24 de março,
e não retornou a sua residência (foto: Donizeti Costa)
Dona Zilma tem 62 anos, é natural da praia da Caponga, distrito cascavelense, está desaparecida desde de março.

A família está consternada com o desaparecimento de Maria Zilma Costa de Souza, 62, desde o último dia 24 de março. Segundo o filho mais novo, Donizeti Costa, disse que a mãe saiu de casa e não mais voltou. A família não conseguiu levantar nenhuma informação sobre o paradeiro da mulher.

O caso torna-se inexplicável tratando-se de uma pessoa que não aparentava ter problemas de saúde; os mais próximos relatam que a desaparecida não possuía inimigos ou rixas. Atualmente, Zilma Costa reside na praia da Caponga, distrito da cidade Cascavel-CE, mas viveu por muito tempo na cidade de Piripiri, no Piauí. Os familiares registraram um boletim de ocorrências (B.O) e averiguações em hospitais, mas sem retorno.

Qualquer informação sobre o paradeiro de dona Maria Zilma (foto), entrar em contato com os familiares, através do telefone: (85) 9 8952.5216 falar com Donizeti. 

terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

SAÚDE. Dengue, Zika e Chikungunya preocupa os moradores da Caponga

Zika Vírus e Chikungunya - (Foto: Google/ Reprodução)
O Zika vírus e Chikungunya é transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti (Foto: Google/ Reprodução)
A comunidade de Caponga, distrito de Cascavel, está preocupada com a rápida disseminação dos vírus da Zika e Chikungunya que afeta principalmente adultos e idosos da região.

Saiba mais sobre o assunto:

As três doenças são adquiridas através da picada do mosquito Aedes aegypti, mais conhecido como mosquito da dengue, ou o Aedes albopictusA única forma de evitar as três doenças é com o combate do mosquito, através da eliminação dos criadouros do mosquito nas casas, no trabalho e nas áreas públicas. Uma tarefa de todos.

 PRINCIPAIS SINTOMAS 

A Dengue e a Chikungunya têm sintomas e sinais parecidos, enquanto a Dengue se destaca pelas dores nos corpo, a Chikungunya se destaca por dores e inchaço nas articulações. Já a Zika se destaca por uma febre mais baixa (ou ausência de febre), muitas manchas na pele e coceira no corpo.
Dengue
O primeiro sintoma da Dengue é a febre alta, entre 39° e 40°C. Tem início repentino e geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira no corpo. Pode haver perda de peso, náuseas e vômitos.


Chikungunya

Apresenta sintomas como febre alta, dor muscular e nas articulações, dor de cabeça e exantema (erupção na pele). Os sinais costumam durar de 3 a 10 dias. 

Zika

Tem como principal sintoma o exantema (erupção na pele) com coceira, febre baixa (ou ausência de febre), olhos vermelhos sem secreção ou coceira, dor nas articulações, dor nos músculos e dor de cabeça. Normalmente os sintomas desaparecem após 3 a 7 dias.

 PERIGOS E COMPLICAÇÕES 
Dengue
A principal complicação é a desidratação grave, que ocorre sem a pessoa perceber. Por isso, é importante tomar bastante líquido quando a pessoa estiver com Dengue.

Chikungunya

A a principal complicação é a permanência, por longo tempo, das dores e inchaço nas articulações, às vezes impedindo as pessoas de retornarem às suas atividades.

Zika

As complicações mais observadas têm sido as manifestações neurológicas como paralisia facial e fraqueza nas pernas, a exemplo do desenvolvimento da Síndrome de Guillain-Barré.

 TRATAMENTO 

Os sintomas podem ser parecidos, mas o tratamento é diferente para cada doença. Vá ao posto de saúde se estiver com os sintomas. Evite a automedicação. 
Caso a equipe médica detecte a necessidade, o paciente será encaminhado para o Hospital Couto Maia, centro de referência em infectologia na Bahia. O Couto Maia atende apenas casos encaminhados e regulados para a unidade.

*Fonte: Secretaria de Saúde do Estado da Bahia 
*Acesso em 28/02/2017 às 19h09 

sexta-feira, 8 de julho de 2016

ATENDIMENTO. Posto de Saúde de Caponga não atenderá parte da população

Famílias dizem ser injustiçadas pela decisão sobre o atendimento na UBS.
Posto de Saúde do distrito de Caponga (Foto: Google Maps)
  Já está valendo. As famílias acompanhadas pelas Agentes Comunitárias de Saúde (ACS), Giselle Américo e Vera Avelino, estão excluídas no atendimento da Unidade Básica de Saúde (UBS) no distrito de Caponga. 

  Os pacientes que estão sob a atenção das duas profissionais, atualmente foram removidos em atendimento ao Posto de Águas Belas, a quase 5km de Caponga.

   O Caponga É Notícia foi procurado por pessoas em estado de revolta, que defendem o uso e o atendimento aos moradores de Caponga em geral, alegando a falta de acesso e condições que podem levar a níveis de urgências. 

  "Fui ao Posto de Saúde e fui informada que eu não posso ser atendida na aqui na Caponga. Eu tenho que pra Águas Belas! Isso é uma injustiça; nasci e me criei aqui, sou hipertensa e possuo colesterol. E num caso de urgência?" (sic), disse uma moradora que preferiu não se identificar. 

  Vale lembrar que o Posto de Saúde de Águas Belas foi reinaugurado e, ampliado, recentemente pela atual administração municipal.

quarta-feira, 6 de julho de 2016

FORA DE ÁREA. Oi promete solucionar problema em Caponga

Caponga É Notícia/ Reprodução
Contato com a Oi após distrito de Caponga
ficar fora de área (Print: Facebook)
A localidade está sem a cobertura da companhia há 12 dias. 

   Desde o último dia 24, o distrito de Caponga que pertence ao município de Cascavel, está com problemas com a cobertura do serviço de telefonia móvel, por parte da empresa Oi (Telemar Norte Leste S/A).
   Os aparelhos estão sem o sinal da companhia desde a madrugada do dia 24, sexta-feira, atingindo cerca de 87% dos moradores e adjacência caponguense, que detém contrato com a rede de telefonia.
  Os moradores já tentaram fazer contato com a empresa, mas o atendimento da companhia não detecta problemas relacionado a queda de sinal na localidade em seu sistema. Eles dizem retratam ser problemas técnicos do aparelho que o indivíduo possui. 
   O portal Caponga É Notícia entrou em contato com a Oi, através de sua conta verificada no Facebook, onde abriu chamado e por telefone houve o comprometimento da empresa para solucionar a falha, com envio de equipe técnica ao local.